Por: Nicholas Conley
Fonte: Site Grunge
Imagens: Reprodução Internet
Como você provavelmente já deve ter notado, as barbas estão na moda. Hoje em dia, o visual desalinhado antes reservado para homens da montanha, lenhadores e hippies pode ser visto em todos os lugares, de outdoors a passarelas de moda e conferências de negócios. Não acredite nessas manchetes ocasionais proclamando que o fim da era barbuda está próximo: enquanto a moda sempre se move nas tendências, as barbas não vão a lugar nenhum, tão cedo.
Pergunte a qualquer um que já tenha barba e eles lhe dirão que a vida muda quando você abraça seu lobisomem interior. As pessoas olham para você de forma diferente. Você se sente diferente. Como um todo, o impacto que uma barba tem na vida de uma pessoa é muito maior do que você imagina, e para confirmar isso, aqui estão alguns estudos científicos que foram feitos sobre barbas – muitos dos quais, pode-se supor, podem ter conduzido por homens barbudos. Aqui está o que acontece quando você deixa a barba crescer.
SUA BARBA É UM CAMPO DE FORÇA DO CÂNCER DE PELE
De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Queensland, ter pelos faciais reduz suas taxas de exposição em cerca de um terço, em comparação com um rosto bem barbeado, e o fator de proteção ultravioleta, ou UPF, variou de 2 a 21, que não são geeks da ciência, isso significa que uma barba protege você de cerca de 90-95 por cento dos perigosos raios ultravioleta que atingiriam seu rosto, reduzindo significativamente o risco de ter câncer de pele no rosto. Voilá! Ainda assim, a menos que você esteja deixando a barba crescer na testa, antebraços e pescoço, não descarte o protetor solar.
ECONOMIZE TEMPO ABANDONANDO O TEMPO DE BARBEAR
Ei, você tem pouco tempo nesta Terra, e você realmente quer passar 3.350 horas em frente a um espelho, raspando metal afiado contra suas bochechas? Não pense assim. Para que você não afirme que todo esse negócio de "3.350 horas" foi tirado do nada, esse número na verdade vem do New York Times, e é uma estimativa justa de quanto tempo o homem médio passa se barbeando durante sua vida. Não importa o quão duro, com que frequência ou quão agressivamente você se barbeie, suas cerdas voltarão a crescer um pouco a cada dia. Agora dê um zoom em todos aqueles pequenos pelos faciais e imagine-os como uma floresta de troncos de árvores: o ato perpétuo de derrubá-los, dia após dia, parece o pesadelo existencial interminável de um lenhador.
Estranhas visões à parte, o fato é que chutar o barbear para o meio-fio restaurará mais de 3.000 horas de sua vida, para que você possa finalmente assumir aquele projeto com o qual está sonhando. Ou, pelo menos, você possa assistir um pouco mais de TV.
VOCÊ SE TORNA MAIS ATRAENTE
Atração é uma questão de gosto, e todo mundo gosta de coisas diferentes. Mas quando se trata de monitorar tendências gerais, pesquisas mostram que uma barba boa e saudável faz um cara parecer mais atraente para a maioria das pessoas pesquisadas. O New York Times cita um estudo realizado pela Universidade de Queensland, onde mais de 8.000 pessoas foram questionadas sobre a atratividade dos homens com barba. Os resultados variaram, é claro, porém homens com barbas mais cheias foram avaliados como melhores parceiros de longo prazo - mas, em média, a maioria das pessoas pesquisadas preferiu homens com alguma barba. Se você quer se juntar ao clube da barba para melhorar seu jogo de romance, a ciência está do seu lado.
É POR ISSO QUE PAPAI NOEL TEM BARBA
Os caras que vivem em climas de inverno sempre parecem ter barbas espessas, e isso porque ter essa camada extra de isolamento faz exatamente o que você acha que faria. De acordo com Anthony M. Rossi, um dermatologista entrevistado pelo Wall Street Journal, as barbas de inverno são essencialmente lenços totalmente naturais. De acordo com a Popular Science, esses lenços peludos mantêm a pele por baixo 1 grau mais quente do que em áreas desprotegidas, o que pode parecer pequeno, mas definitivamente faz uma grande diferença. Alguns pesquisadores até propuseram que todo o propósito evolutivo da barba era manter o rosto aquecido, embora, se esse fosse o caso, você se perguntaria por que a as mulheres também não tem barba?
ÁSPERA POR FORA, MACIA E SEDOSA POR DENTRO
Nunca julgue um livro pela sua capa. As barbas podem parecer ásperas, mas por baixo de sua superfície áspera geralmente há um rosto de bebê macio e sedoso. Isso acontece porque ter barba realmente protege a pele do envelhecimento, de acordo com o tabloide Metro, bloqueando a exposição ao sol, o que resulta em menos rugas.
De qualquer forma, o outro fator que mantém seu rosto barbudo tão suave são suas glândulas sebáceas, que estão sempre trabalhando para manter sua pele oleada e hidratada, de acordo com o Business Insider. As pessoas tocam muito o rosto, então você normalmente esfregaria esse óleo com bastante regularidade, mas não se você tiver uma barba espessa protegendo suas bochechas e preservando assim os óleos da sua pele. Então, embora ter uma barba possa fazer você parecer mais velho hoje, fará você parecer mais jovem no futuro.
OS GERMES SÃO UMA MENTIRA
Todo o susto das "barbas germinativas" de 2015 não será esquecido tão cedo, mas para aqueles que perderam, naquele ano as manchetes explodiram sobre um chamado "estudo" alegando que as barbas carregavam mais partículas do que um vaso sanitário. Bruto, certo? Felizmente, Snopes aponta que essa "pesquisa" consistiu apenas em alguns caras trocando algumas barbas em um laboratório, com os comentários de um microbiologista sendo retirados de contexto. Então não se preocupem, barbudos: a coisa toda foi basicamente uma tentativa de caluniar barbas, provavelmente por alguns caras que queria ter barba, mas não tinha. Não acredite nos inimigos: as barbas não estão pingando germes terrivelmente infecciosos. (Você precisa limpá-la regularmente, é claro.)
Na verdade, o oposto é verdadeiro. Um estudo publicado pelo Journal of Hospital Infection coletou amostras de 408 funcionários de hospitais do sexo masculino, com e sem barba. Os funcionários da saúde ficam expostos a alguns inimigos desagradáveis, mas de acordo com o Independent , descobriu-se que os rostos barbeados eram três vezes mais propensos a carregar MRSA - caramba! — do que os peludos. Isso pode ser porque o barbear cria microabrasões na pele, e esses pequenos cortes podem se tornar zonas perfeitas de reprodução bacteriana.
Por outro lado, o estudo também descobriu que as barbas podem conter um tipo de bactéria que mata bactérias que pode potencialmente ser desenvolvida em novos antibióticos poderosos. O futuro é brilhante e barbudo.
O BIGODE DE 'CERVEJA'
A grande desvantagem de ter pelos faciais é que alimentos e bebidas sempre parecem se perder nos arbustos. Quando você pede uma cerveja, você se acostuma a limpar a espuma do lábio toda vez que toma um gole. Você definitivamente nunca para para pensar em quanta cerveja pode estar sendo desperdiçada. Não pode ser grande coisa, certo?
Errado. Como os humanos são indescritivelmente estranhos e obcecados por coisas bizarras, esse fenômeno se tornou o foco de um estudo científico real em 2000, financiado pelo (você adivinhou) Guinness. Sim, realmente. De acordo com o Guardian, a pesquisa descobriu que, ao todo, cerca de 162.719 canecas de cerveja se perdem nos arbustos dos lábios peludos dos bebedores do Reino Unido todos os anos. Aparentemente, o fã de bigode médio perde cerca de 0,56 mililitros de bebida em seu bigode, e essa perda só piora com a quantidade de pelos faciais que você tem. Esse irritante "imposto sobre a cerveja" aumenta e, de acordo com a Pacific San Diego, se você beber 180 canecas por ano, sua perda anual total pode ser de cerca de meio litro e meio. Que desperdício de uma boa bebida!
BARBAS MUDAM A OPINIÃO DAS PESSOAS SOBRE VOCÊ
Desnecessário dizer que deixar a barba crescer mudará a sua aparência. No entanto, assim como pintar o cabelo de roxo e amarelo pode levantar algumas sobrancelhas, ter uma barba também redefine a impressão que as pessoas têm de você.
Isso é bom ou ruim? Depende da sua perspectiva. De acordo com a Psychology Today, estudos mostraram que homens com barba são geralmente considerados mais masculinos, dominantes e socialmente maduros. Eles também são geralmente considerados figuras mais responsáveis, mais velhas e paternas, à primeira vista. Por outro lado, a New Republic citou um estudo de 2012 em que homens foram fotografados barbudos e barbeados, e depois instruídos a fazer uma série de expressões. Quando essas fotos foram mostradas a outros participantes, as fotos de expressões "raivosas" barbudas foram classificadas como parecendo muito mais agressivas do que as barbeadas irritadas.
TANTOS PELOS ENCRAVADOS!
Reprodução Canva Pró |
Ter barba ou estar bem barbeado não é como acender um interruptor de luz. Se você possui o cromossomo Y, então a natureza quase certamente quer que você tenha barba, e livrar-se dela requer flertes frequentes com uma lâmina dolorosamente afiada. O resultado trágico disso, de acordo com a GQ, são pelos encravados, inchaços e irritação na pele. Então, se você odeia pelos encravados, pare de se barbear e eles serão coisa do passado.
Enquanto a maioria das pessoas que se barbeiam experimenta algum grau de irritação, a frequência e a gravidade desse problema dependem do seu tipo de pele e cabelo (e também de sua habilidade de barbear). Como Vox aponta, esse é o problema com as proibições de barba no local de trabalho, uma vez que marginalizam os homens que possuem tipos de pelos faciais mais grossos e encaracolados. Lidar com pelos encravados é ruim o suficiente, mas para muitos homens, o barbear frequente também pode causar cicatrizes permanentes, borbulhas, marcas escuras e até infecções.
Então é isso, com ou sem barba é uma questão de gosto, você decide o que é melhor pra você.