Fotos: Tyno Cruz
Nascido em 1994, na Pavuna, bairro localizado na extrema Zona Norte do Rio de Janeiro, filho de nordestino e neto de índia Quixadá, Thauan, vulgo EL PAVUNA, começa a se interessar pelas artes muito cedo.
Na adolescência, monta um grupo de Samba com amigos vizinhos e a partir daí começa a trilhar seu caminho, que não se ateve apenas ao universo das canções.
A curiosidade e a inquietude o levaram a estudar teatro n ́O Tablado, realizando diversos trabalhos como ator em produções no Teatro, na TV e no Cinema. Em breve, estará no ar na terceira temporada da série “Impuros”, do canal FOX.Apaixonado pela riqueza da música brasileira, fez do samba a sua bandeira. Suas referências vão dos versos irreverentes de Zeca Pagodinho, à força expressiva de Jovelina Pérola Negra, passando pelas melodias virtuosas de Jorge Aragão, unidas à batucada inconfundível do grupo Fundo de Quintal. Como compositor, ficam ainda mais evidentes outras apreciações na MPB, para além do samba.
Como cantor, teve grandes momentos nos consagrados palcos da Cidade das artes e Terreirão do Samba, e atua com frequência nas rodas de samba da boemia carioca.
Atualmente, El Pavuna integra o projeto cultural "Aos Novos Compositores", comanda a Roda de Samba "Feirinha do Pavuna", e está lançando um projeto de áudio e vídeo em homenagem aos seus ídolos do samba, intitulado Lado Bom, que será destaque em suas redes neste início do ano de 2021.
Tudo isso culminou em sua entrada em estúdio para a gravação de seu primeiro álbum de carreira, Vide o Céu da Zona Norte Às Cinco e Meia, com foco em composições autorais, e que conta com a consagrada produção de Wilson Prateado, nome encontrado frequentemente assinando grandes produções musicais neste segmento. Este registro, que vem sendo realizado desde fevereiro de 2021, tem previsão de lançamento do primeiro single para o mês de abril, deste mesmo ano.