Como não poderia ser diferente, o livro "A Paixão de Cristo: A Visão Gay" no qual mostra Jesus como um homem gay no século XXI, causou muita polêmica nos EUA. O livro inclui 28 ilustrações do artista Doug Blanchard e textos do historiador de arte Kittredge Cherry, que pretendem mostrar Cristo como minoria LGBT e apropriar seus ensinamentos da mesma maneira que fazem os católicos conservadores.
Na compilação, a figura de Jesus Cristo é descrita como um homem gay lutando por sua libertação, sendo julgado pela sociedade, sua prisão, crucificação e ressurreição; tudo a partir de uma perspectiva gay do século XXI.
Quando o livro foi divulgado através do Facebook, as ilustrações foram eliminadas por serem classificadas como pornográficas, mas depois de várias queixas de membros da população LGBT elas voltaram a ser expostas sem explicação.
"Direitistas cristãos nos denunciaram como 'blasfemos' e condenaram nosso livro como uma 'abominação', 'repugnante' e 'um ultraje por zombar de Cristo dessa maneira'. Mas nós nos recusamos a trair Jesus para aqueles que agem como se fossem donos dos direitos de autor de Cristo e usá-lo como uma arma para dominar os outros", disse Cherry.
O livro mostra uma figura de Cristo contemporâneo que se levanta para padres, banqueiros, políticos, soldados e policiais. Ele é vaiado pelos fundamentalistas, torturado e morto com as câmeras de televisão transmitido a sua dor, e sobe novamente para desfrutar uma união homoerótica com Deus.
"Cristo é um de nós em minhas imagens", Blanchard escreve na introdução do livro: "Em seu sofrimento, eu quero mostrar-lhe como alguém que experimenta e entende completamente o que é ser uma pessoa rejeitada".
CURTA O EM NEON NO FACEBOOK
Fonte: Huffington Post
Ilustrações: Kittredge Cherry