O dia Mundial do Orgulho LGBT foi o escolhido para a abertura do 1º Congresso Internacional da ABRAFH (Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas), realizado no Teatro Carlos Gomes no Rio de Janeiro.
Programado para começar às 18h30, o evento deu uma pequena atrasada, por conta do trânsito, sempre caótico, do Rio de Janeiro. Mas ao dar início ao congresso, no palco de abertura, o público presente pode presenciar belos discursos, que tinham como mote principal as famílias homoafetivas. Discursos emocionantes, ora divertidos, por vezes bastante sérios, mas sempre precisos e conscientes. O Presidente da ABRAFH, Rogério Koscheck, foi o primeiro a falar e a intermediar os discursistas seguintes. Entre eles Cláudio Nascimento – Rio Sem Homofobia (representando todo o coletivo LGBTI), Priscila Gomes Bastos – Representante do Conselho Regional de Psicologia - CRP/RJ, um representante da OEA, outro do Governo do Canadá, entre outros.
Dois vídeos foram apresentados à platéia: “Em Defesa da Família" de Daniella Cronemberger e o making of "Nomes do Amor - O Amor Que Ousa Dizer Seu Nome".
Os shows ficaram por conta de Erick Barbi, cantor trans de Campinas, um pocket show com a “Primavera das Mulheres: um show-manifesto” e o Show de Safira Bengell, que chamou ao palco as transexuais Suzy Parker e Yeda Brown.
O momento mais esperado ficou para o final quando a Membro Fundadora nº 01 da ABRAFH, a palestrante Maria Berenice Dias, discursou brilhantemente.
Após essa linda abertura do congresso, os presentes se deliciaram com o coquetel maravilhoso oferecido aos convidados.
Clique na imagem abaixo e confira as fotos do evento:
O congresso continua
Quem perdeu a abertura ainda tem três dias de congresso pela frente, com palestras, filmes na sede da OAB-RJ e o encerramento com a festa de confraternização no Museu Histórico Nacional.
Confira a programação completa AQUI.
A ABRAFH
A Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas - ABRAFH surge oficialmente em 2015 para somar esforços com as instituições que lutam pelos direitos e prestam apoio a famílias LGBTI no Brasil. Em pouco tempo de existência, a associação já se tornou referência e reúne mais de 3.000 membros e seguidores nas redes sociais.
Sem fins lucrativos ou taxas mensais, a ABRAFH promove campanhas para a realização de eventos e para assegurar a representatividade das famílias LGBTI em diferentes fóruns e instâncias. Todos os membros dos conselhos diretor, fiscal e jurídico são voluntários e lutam por um mesmo objetivo: promover o amor e combater o ódio.
Todas as formas de famílias são bem-vindas, desde que compartilhem dos valores e objetivos defendidos pela associação, entre os quais destacam-se o combate à violência, o respeito às diferenças e a cultura de tolerância e paz. Saiba mais e junte-se à ABRAFH em www.abrafh.org.br.
CURTA O EM NEON NO FACEBOOK
Fotos: Em Fotos
Por: Eduardo Moraes - CLIQUE AQUI e leia mais artigos desse autor.