O estudo analisou aproximadamente 31.000 homens, com idade em torno dos 59 anos, no período de 1992 a 2010. No inicio da avaliação, eles preencheram um formulário informando quantas ejaculações tinham por mês, em três períodos de idade: dos 20 aos 29 anos, dos 40 aos 49 anos e no ano anterior (quando a maioria tinha por volta de 58 anos). Os cientistas puderam observar que homens com frequência de 21 ejaculações por mês, apresentaram 20% menos risco para desenvolver o câncer na próstata. E aqueles com 8 a 12 ejaculações por mês, 10% menos risco. Não foi observado nenhuma relação entre a frequência de ejaculações e a agressividade do tumor.
Porém é importante salientar uma coisa. Foi visto que homens que se enquadravam nesse grupo de 21 ejaculações por mês, tinham hábitos como maior ingestão de calorias, ingestão de bebidas alcoólicas e contraíram mais DST (doença sexualmente transmissível), como sífilis e gonorreia. Também eram fumantes ou ex-fumantes. Esses achados fizeram os cientistas acreditarem que a morte desses pacientes, deve-se mais às doenças que se manifestam em maior prevalência nesses pacientes com esses tipos de hábitos.
O que devemos pensar então? Se há dados que mostram que numa população que ejacula mais, o índice de câncer de próstata diminui, manter o hábito de sexo seguro, evitando contrair DST, pode proteger o homem de alguma forma, desde que as ejaculações tenham sido e sejam frequentes, de no mínimo 10 vezes por mês ou preferencialmente, acima de 21 vezes.
CURTA O EM NEON NO FACEBOOK
Foto ilustrativa: Reprodução
Por: Dr. Cid Zauli - CLIQUE AQUI e leia mais artigos desse colunista
Dr. Cid da Fonseca Zauli, nasceu em Niterói RJ), formado em Medicina pela Unversidade Federal Fluminense. Fez residência médica na especialidade de Urologia na cidade de São Paulo e especialização no Centro Médico Porte de Choisy, Paris- França. É especialista em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia, faz parte das sociedades Americana e Européia de Urologia. Atua como urologista há 29 anos. Hoje mora em São Paulo/SP e é diretor da Cid Zauli Clínica Urológica Ltda (www.clinicacz.com). Atua nos hospitais Nove de Julho, Albert Einstein, Oswaldo Cruz e São Luiz. E esclarece dúvidas nos Blogs Uroblogay e Urologia Cid Zauli.