Trent Kelley é um dramaturgo aficionado por história e passou grande parte do ano passado colecionando fotos de casais gays afro-americanos antigas.
As fotos são parte de uma coleção encontrada no Flickr chamada "Hidden in the Open", com curadoria dele. As imagens mostram homens afro-americanos em várias poses carinhosas. Alguns parecem ser apenas amigos, outros amantes, mas para Kelley os detalhes específicos não são importantes. Para ele, a possibilidade de que essas imagens retratam mais que amizades é o que importa.
Segundo o NPR.org Kelley vasculha lojas e o eBay para encontrar imagens que mostram "afeto masculino e amor que foram tiradas sem medo e vergonha afro-americana", diz ele.
Ao mostrar que os homens negros – sejam eles irmãos, amantes gays ou héteros - Kelley acredita que as fotos possam ajudar a capacitar homossexuais afro-americanos.
"Quero que eles sejam cientes dessas gerações de homens gays negros que vieram antes deles e mostraram orgulho, força e coragem, apesar de qualquer circunstância", diz ele.
O historiador de arte James Smalls, autor de "homossexualidade na arte", explica que nestas fotos, "a questão da orientação sexual é incerta."
Em suas palavras, "amizades românticas eram bastante comuns durante o final do século 19 e início do 20". No entanto, isso foi entendido de forma diferente da homossexualidade.
"Nós sabemos muito pouco sobre o significado e as circunstâncias dessas imagens", diz ele. Mas Smalls acrescenta ainda que a ambiguidade é parte da diversão: "Eu acho que essas sejam grandes imagens que permitem que os nossos desejos e imaginações, como espectadores, corra livre."
CURTA O EM NEON NO FACEBOOK
Fotos: Arquivo de Trent Kelley
Fonte: NPR.org