Sim, uma réplica do navio mais famoso e "inafundável" do mundo está em construção com uma viagem inaugural prevista para 2018. Aviso importante: ele levará botes salva-vidas suficientes para todos os passageiros e seu casco vai ser soldado e não rebitado.
James McDonald, diretor de marketing global da companhia de Palmer, Blue Star Line disse: "O novo Titanic terá, naturalmente, procedimentos modernos de evacuação, o controle por satélite, navegação digital, sistemas de radar e todas aquelas coisas que você esperaria em um navio do século 21".
O novo navio contará com as mesmas categorias de classe de passageiros - desde os motores de primeira classe e shakers à plebe na terceira classe, onde Leonardo DiCaprio estava atracado no clássico filme. Mas ao contrário do original, construído em Belfast, na Irlanda, o Titanic II está em construção pelo em Jiangsu, China.
Sua primeira viagem não vai ser a partir de Southampton para Nova York, mas a partir de China para Dubai. Alguns dos parentes dos passageiros mortos criticaram o projeto de um novo Titanic, mas Blue Star teria sido inundado com pedidos de bilhetes - com alguma oferta de até US $ 900.000 por uma vaga em sua viagem inaugural.
A nova embarcação terá 840 cabines em toda as suas três classes, uma capacidade de 2.435 passageiros e 900 tripulantes.
Embora nenhum preço tenha sido revelado, as estimativas de custo de construção variaram de £ 300 milhões (libras esterlinas) para £ 400 milhões.
O Titanic
Ele afundou no Oceano Atlântico Norte em 15 de abril de 1912, depois de colidir com um iceberg durante sua viagem inaugural de Southampton para Nova York.
Mais de 1.500 pessoas morreram quando o navio, que transportava 2.224 passageiros e tripulantes, afundou sob o comando do capitão Edward Smith.
Algumas das pessoas mais ricas do mundo estavam a bordo, incluindo o magnata imobiliário John Jacob Astor IV, bisneto de John Jacob Astor, fundador do Waldorf Astoria Hotel.
Benjamin Guggenheim, herdeiro do negócio de mineração da sua família, também morreu junto com Isidor Straus, co-proprietário de origem alemã de lojas de departamento Macy.
O navio era o maior à tona no momento e foi projetado de tal forma que ele foi concebido para ser "inafundável".
Tinha um ginásio no conselho, bibliotecas, piscina, vários restaurantes e cabines de primeira classe.
Não havia botes salva-vidas suficientes a bordo para todos os passageiros devido aos regulamentos de segurança marítima out-of-date.
Em 14 de abril de 1912, quatro dias depois do cruzamento, ela colidiu com um iceberg às 23h40.
James Moody estava de vigia à noite quando a colisão aconteceu e levou a chamada do vigia, pedindo-lhe "O que você vê?" O homem respondeu: 'Iceberg, em frente.'
Navio Titanic no fundo do Oceano Atlântico/ Foto: reprodução |
Apesar de repetidas chamadas de socorro, o primeiro navio de resgate, o RMS Carpathia, chegou quase duas horas mais tarde, puxando mais de 700 pessoas para fora da água.
Somente em 1985 que o naufrágio do navio foi descoberto em duas partes no fundo do oceano.
CURTA O EM NEON NO FACEBOOK
Fonte: World of Wonder / Daily Mail
Fotos: Blue Star Line / Alamy Stock
A Redação