De acordo com o III Retratos de Leitura no Brasil, as regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste apresentam grandes déficits de leitura entre os jovens em fase de alfabetização. O intuito deste projeto é levar, por meio de oficinas literárias, palestras e discussões temáticas sobre sexualidade e gênero, a estas populações carentes de cultura e informação, além dos temas propostos, noções de cidadania. A literatura específica que tematiza estas questões é viabilizada por meio da leitura, discussão e compreensão dos papeis sociais. Empoderados do conhecimento crítico, de independência e autonomia, cidadãos afastados do processo de inclusão social tornam-se mais atuantes e conscientes de seus papeis em comunidade. Desta forma, a noção de pertencimento fortalece e permite ao indivíduo consciência crítica de seus direitos e valores como ser participante.
Devido à experiência literária do escritor com obras de pesquisa e ficção, palestras, feiras e eventos relacionados à temática LGBT, destaca-se o trabalho realizado. A motivação é promover a discussão de uma forma mais humanizada, inclusiva e participativa. O objetivo então se firma nessa possibilidade de mudança que uma leitura eficiente – a Literatura tem importante papel político na formação de cidadãos – pode promover no meio social.
O objetivo do projeto é fomentar a leitura, promover o senso entre a população para tomar iniciativas para diminuir os índices de pobreza, exclusão social e sexual, fortalecendo mecanismos de participação social das políticas públicas existentes dentro daquelas comunidades, permitindo ao término do trabalho, valorizar os sentimentos de diversidade sexual, social e pertencimento.
As cidades escolhidas pelo projeto são:
Norte (Belém e Manaus)
Nordeste (Fortaleza e Teresina)
Centro-oeste (Brasília e Goiânia)
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Imagem: Reprodução da Internet
A Redação