Ángela Ponce era uma das favoritas entre os patrocinadores e público ao título de Miss Mundo Espanha, mas não conseguiu a coroa.
CURTA O EM NEON NO FACEBOOK
O concurso Miss Mundo Espanha já tinha caído no esquecimento até o surgimento da transexual Ángela Ponce, que fez o concurso voltar a ser notícia, por ser a primeira transsexual a se qualificar para este título na Espanha.
Ángela tem 23 anos, nasceu em Sevilha, submeteu-se à mudança de sexo em abril de 2014 e nunca escondeu seu passado da organização do evento.
Segundo o site espanhol Shangay, precisamente este fato é o que fez seu nome destacar-se entre as outras 24 candidatas e, mesmo antes de perder o título, foi considerada como uma vencedora moral: o seu exemplo de melhoria e padronização havia se tornado um símbolo para a comunidade LGBT.
No concurso realizado no último domingo, 25, em Estepona (Málaga), Ángela Ponce representava Cadiz, mas não ficou entre as dez finalistas e Mireia Lalaguna, representante de Barcelona, foi eleita a Miss Mundo Espanha.
Mesmo sem ganhar o título, Ángela está feliz em ter chegado aonde chegou, para ela é apenas uma competição, ela quer é continuar sua luta na carreira de modelo e principalmente em sua presidência na Daniela Foundation, uma associação espanhola que visa sensibilizar a sociedade para erradicar a transfobia.
Foto: Facebook/Ángela Ponce
A Redação