Palestras, filmes, shows e Parada fazem parte da vasta programação do 18º Juiz de Fora RainbowFest. Confira tudo que irá rolar em Juiz de Fora até o final de semana:
CURTA O EM NEON NO FACEBOOK
Palestras
Centro Universitário Estácio Juiz de Fora
8/10
19h - “Quem sou eu e que lugar ocupo? ” Grupos Gays, Educação e construção do Sujeito Homossexual”: o que a mídia precisa saber!
21h - Moda e Identidade de Gênero ao longo da história
Cinema
Centro Cultural Bernardo Mascarenhas
"Shortbus" |
19h - Xanas, Necas e Edis! Sexualidades e Suas Diferentes Vivências: Trajetórias e Experiências!
• AMANDA E MONICK (2008) - André da Costa Pinto.
• A VIDA AO LADO - (2006) - Gustavo Galvão
• ALÉM DAS 7 CORES (2012) - Camila Biau
• SHORTBUS (2006) - John Cameron Mitchell
Shows e DJs
Praça Antônio Carlos
9/10 – Sexta-feira
18h
DJ Coldhans Queiros – DJ Residente
Dj Junior Queiros
DJ Duda Flux
20h
Jefferson Henry
Titiago e Balet (As lacradoras)
Mc Xuxu
Banda Strangewaysfeat Dois Gumes
10/10 - Sábado
12h
Dj Coldhans Queiros
Dj Junior Queiros
Dj Tyler Alvim
DjJeeh Reis
DJ Lucas Sidrach
Beyoncé Ravell |
MGM Gay Show
Beyoncé Ravell
LeonaRickmann
LaviniaChachiki
Wally Castro
WaleskaKavedsh
Mathias
Rodolfo Di Olivetto
Vick Houston
Wal Menezes
20h
Mister Gay Pride Brasil 2015
Shows:
Naila Brizard (BH)
Duda Flux
Beyonce Ravell
Rodrigo Silveira (RJ)
11/10 – Domingo
14h
DjJeeh Reis
Dj Duda Flux
DJ Coldhans Queiros
Dj Junior Queiros
DJ Tyler Alvim
Dj LucasSidrach
20 horas
Miss Brasil Gay PlusSize
Oswaldo Braga um dos fundadores do MGM |
11/10 – Domingo
12h – Concentração na Praça do Riachuelo
15h – Saída
Trajeto: Av. Getúlio Vargas da Praça Riachuelo à Praça Antônio Carlos
DJ Coldhans Queiros
Dj Junior Queiros
DJ Tyler Alvim
Dj LucasSidrach
18º RainbowFest: Mostra de cinema “Diversidade sem Paredes” e o projeto “Feira Mix” marcam o início do evento
O 18º RainbowFest começa no dia 6 de outubro, terça-feira, com a mostra de cinema “Diversidade sem Paredes”. Serão exibidos 12 filmes, entre curtas e longas-metragens, divididos em três temas: “O movimento LGBT: História de luta e resistência”; “Construções de estereótipos e preconceitos”; e “Sexualidades e suas diferentes vivências: Trajetórias e experiências”. As sessões acontecem até 8 de outubro, quinta-feira, sempre a partir das 19 horas, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM - Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro, Juiz de Fora - MG). A entrada é gratuita.
Organizada pelo projeto “Cineclube Bordel sem Paredes”, em parceria com o Movimento Gay de Minas (MGM), a mostra de cinema “Diversidade sem Paredes” apresentará dez produções cinematográficas do Brasil e duas dos Estados Unidos. Os filmes estimulam a reflexão acerca da pluralidade de orientações sexuais presentes na sociedade. Nesse contexto, emoções, sensações e sentimentos transbordam em meio às relações interpessoais. “A proposta é levantar uma discussão por meio da arte; nesse caso, o cinema. Trata-se de proporcionar mais cultura para os jovens”, conta o coordenador do projeto, Daiverson Machado. Ao final de cada dia, haverá, ainda, um debate sobre a temática exposta por meio dos filmes.
Feira Mix
Com a proposta de oferecer artigos de qualidade a preços acessíveis, a Feira Mix acontecerá de 9 a 11 de outubro (sexta-feira, das 14 às 19h; sábado, das 8 às 18h; e domingo, das 8 às 14h), na Praça Antônio Carlos (Avenida Getúlio Vargas, s/n, Centro). Durante os três dias, serão comercializados artesanatos, acessórios, entre outros itens diversos voltados para a comunidade LGBT. A feira é organizada pelo MGM, em parceria com o projeto “Economia Solidária” de Juiz de Fora. "Este é o segundo ano que a gente participa do RainbowFest. É uma satisfação muito grande fazer parte desse grande evento", comenta a coordenadora do projeto, Geralda de Souza Lopez.
De acordo com o fundador do MGM, Oswaldo Braga, o RainbowFest tem a proposta de abrir a discussão sobre o combate à homofobia e a promoção da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuias. “O festival se propõe a ser um momento de militância, de cultura, de festas, mas, acima de tudo, de construção de uma imagem positiva da comunidade LGBT”, explica.
Djs, shows de drag queens e a 13ª Parada do Orgulho LGBT integram a programação do 18º Rainbow Fest
Quem foi que disse que azul é para menino e rosa para menina? Com a proposta de combater a homofobia e celebrar a diversidade sexual, o Rainbow Fest chega à sua 18ª edição. De 9 a 11 de outubro, o festival contará com a apresentação de DJs, duas bandas de rock, dois concursos de beleza, vários shows performáticos, além da 13ª Parada do Orgulho LGBT. O 18º Rainbow Fest é organizado pelo MGM - Movimento Gay de Minas e pelo GAG - Grupo de Adolescentes Gays do MGM, com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, da Dctur Agência de Viagens, do Ritz Plaza Hotel e do Coletivo Duas Cabeças.
TITIago |
No dia 9 de outubro, sexta-feira, os Djs Coldhans, Duda Flux e Tyler Alvim garantem a festa a partir das 18 horas. Às 20h30 começam os shows performáticos: Jefferson Henry (clássicos do pop funk); TITIago (show "As Lacradoras"); e a web Celebrity MC Xuxu (funk), criadora do hit “Um beijo pras travestis”, com mais de um milhão de views no youtube. Valorizando a diversidade de estilos musicais, o encerramento ficará por conta do show “Rock contra a homofobia”. Apresentam-se as bandas Strangeways e Dois Gumes, ambas de Juiz de Fora, com clássicos dos anos 1980.
No dia 10 de outubro, sábado, a partir das 12h, seguem as atividades artísticas do festival. Durante toda a tarde, drag queens e DJs se revezam no palco montado na Praça Antônio Carlos. Voltam à line up os Djs Coldhans Queiroz, Tyler Alvin, Jeeh Reis, Duda Flux, Lucas Sidrach e Thiago Ripley e se intercalam com um elenco formado pelas melhores drag queens e performancers da região.
Ainda no sábado, às 20h, acontece o concurso “Mister Gay Pride Brasil”, que este ano será aberto ao público, na Praça, repleto de elegância e beleza, num espetáculo com shows performáticos de Nayla Brizard, Duda Flux, Beyonce Ravell e o balé Rodrigo Silveira. O concurso conta com representantes de vários estados, que se apresentarão em traje de gala e banho.
Parada LGBT
No dia 11 de outubro, domingo, a partir das 14h, acontecerá a concentração da 13ª Parada do Orgulho LGBT, na Praça Jarbas de Lery (em frente ao Santa Cruz Shopping). Um trio elétrico sairá do local às 16h e passará pela Avenida Getúlio Vargas até chegar na Praça Antônio Carlos por volta das 19h. Além dos Djs, das “montadas”e das palavras de ordem que dão o tom político à Parada, esse ano estará cantando o Hino Nacional o cantor de Juiz de Fora Jefferson Henry.
Esbanjando charme e simpatia, Chris Melo é a rainha da Parada deste ano e a primeira transexual de Juiz de Fora a ter sua identidade de gênero reconhecida em todos os seus documentos.
Encerrando a programação no domingo, haverá o Miss Brasil Gay Plus Size, a partir das 20h. Pela primeira vez em Juiz de Fora, o concurso traz uma participante de cada estado do Brasil e irá eleger a transformista mais bonita do segmento plus size.
Fotos: Facebook do MGM / Youtube e Reprodução
A Redação