A dupla de artistas argentinos "Pool e Marianela", de Rosário, provocou críticas e escândalo nas Redes Sociais ao publicarem os bonecos religiosos que estarão na exposição "Barbie, A Religião de Plástico", que será apresentada em Buenos Aires a partir de 11 de outubro.
CURTA O EM NEON NO FACEBOOK
Serão expostos 33 bonecos Barbie e Ken adaptados às religiões católica, muçulmana, espírita, budista e judaica, assim como crenças populares argentinas. A Barbie aparece nas versões de Virgem de Guadalupe, Nossa Senhora de Luján (padroeira da Argentina), Nossa Senhora de Itatí, Maria Madalena, a Virgem de Aparecida e da Virgem de Lourdes. Enquanto Ken pode ser encontrado em versões de Buda, San Caetano, São Sebastião, São Roque, São Jorge, Santo Expedito, Sagrado Coração de Jesus e Jesus Crucificado.
A boneca da "Difunta Correa" causou rebuliço entre os artistas e o governo local |
Os artistas Pool e Marianela com sua coleção polêmica |
Os dois artistas já haviam trabalhado com figuras conhecidas da Argentina como o jogador de futebol Diego Maradona, Juan Domingo Perón e Evita, a presidente da república Cristina Fernández grávida e até o Papa Francisco. Esta é a primeira vez que eles fazem uma coleção dedicada à religião.
A polêmica gerada não estava nos planos da dupla, que disse não ser má intencionada, nem querer provocar ninguém, nem tão pouco qualquer religião.
Assim que findar a exposição em Buenos Aires, várias galerias de arte da Argentina querem receber a exposição e tem vários países interessados que "Pool e Marianela" façam suas figuras religiosas locais.
Veja abaixo outros santos feitos pelos artistas:
Por: Eduardo Moraes
Eduardo Moraes é jornalista formado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) além de fotógrafo há 15 anos. Em seu curriculum estão o Jornal e Site Abalo, a Exposição O "T" da Questão e o Livro Avesso - Meu Lado Certo. Atualmente é editor-chefe do site www.EmNeon.com.br