Após passar por Fortaleza, desembarca no Rio de Janeiro a exposição Future Ocean que ficará na Cidade Maravilhosa entre 8 de julho a 18 de agosto, no Museu Naval. Indo depois para Natal (RN), Itajaí (SC) e possivelmente São Paulo.
Trata-se de uma exposição alemã, com cientistas do mundo inteiro, inclusive do Brasil, sobre o futuro dos oceanos, que mostra resultados de pesquisas sobre as alterações marítimas e o que isso acarretará à humanidade.
Os visitantes poderão participar de atrações interativas, além de várias curiosidades e acessos a coisas nunca antes vistas a olho nu, como as rochas retiradas de mais de 4000 metros de profundidade. Uma miniatura do submarino Jago, utilizado pelo instituto de pesquisa GEOMAR, para mergulhos de até 400 metros. Outra grande atração é o globo terrestre de um metro e meio de altura em alto relevo, que mostra as irregularidades da superfície terrestre. De grande importância, estará à disposição dados que mostram a ação do lixo que é lançado aos mares diariamente e o tempo de decomposição desse material. E os males que esse lixo provoca aos animais marinhos.
Os temas abordados pela exposição são:
• Acidificação dos oceanos e suas consequências para os organismos marinhos
• Gestão da pesca
• Monitoramento dos oceanos e das correntes dos oceanos
• Subida do nível do mar / gestão de zonas costeiras
• Recursos minerais
• Lixo plástico como objeto de crescente preocupação
Serviço:
Mostra "Future Ocean - Uma exposição científica sobre os mares em turnê pelo Brasil"
Museu Naval
Rua Dom Manuel, 15, Praça XV, centro – Rio de Janeiro
De 08 de julho a 18 de agosto
Terça a domingo, das 12 às 17h
Entrada franca
Informações e Agendamento para grupos: segunda a sexta – 21 2532-5992 / 2233-9165 /agendamento@dphdm.mar.mil.br
A Redação