O documentário Seventh-Gay Adventists é um dos longas apresentados no festival |
O Rio Festival Gay de Cinema, que acontece de 03 a 13 de julho, chega a sua 4ª edição e terá a exibição de mais de 100 filmes de 24 países. São longas, médias e curtas metragens divididos em várias mostras. Os temas abordarão a diversidade de gênero e a sexualidade por diferentes pontos de vista.
A Mostra Circuito exibirá três sucessos recentes do cinema nacional: Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, Praia do Futuro e Tatuagem.
"Famílias por Igual" e "What’s the T?" estão entre os inéditos da Competição Internacional de Longas-Metragens |
A mais importante e aguardada é a Competição Internacional de Longas-Metragens, com 14 filmes inéditos.
Além dos filmes o evento contará com o seminário “Sexualidade, gênero e performance”, nos dias 10 e 11 de julho, de 10h às 13h e de 14h às 17h, no MAR. O objetivo é discutir as possibilidades de romper as barreiras da performatividade e colocá-las em um lugar político-social de destaque. O coordenador do Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, será um dos palestrantes no dia 11, na mesa “Os direitos civis LGBTTI: como abarcar a diversidade”, junto com o Deputado Federal Jean Wyllys. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail seminario@cromakey.com.br.
Cartaz Oficial do Rio Festival Gay de Cinema |
O festival acontecerá em diversos espaços culturais da cidade, como a Caixa Cultural, o Centro Cultural da Justiça Federal, o Museu de Arte do Rio – MAR, o Instituto Cervantes, a Arena Carioca Jovelina Pérola Negra e Arena Carioca Dicró.
No site do evento estão disponíveis mais detalhes sobre a programação, os filmes que serão exibidos e o seminário: www.riofgc.com.
A Redação