O ex-atleta Gareth Thomas, de 39 anos, assumiu sua homosexualidade em 2009 |
No dia 14 de maio os organizadores da Copa Bingham lançaram o primeiro estudo internacional do mundo, contra a descriminação no esporte, dias antes do Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia, no próximo dia 17.
A pesquisa é aberta a todos os australianos e estrelas do esporte estão apoiando a campanha.
O ex-astro galês de rugby, Gareth Thomas, que saiu do armário em 2009, é um dos muitos atletas que estão incentivando as pessoas a participarem do estudo e compartilharem suas experiências.
"Muitos atletas de todo o mundo temem não serem aceitos por seus colegas de equipe e dos outros times, se eles forem honestos sobre sua sexualidade", disse o atleta.
"Precisamos mudar a cultura esportiva para que a sexualidade não seja mais um problema,que o esporte seja acolhedor e aceite a todos. Eu encorajo fortemente as pessoas a participarem deste estudo e compartilharem suas histórias, boas ou más, para que possamos ter uma melhor compreensão das experiências de atletas ao redor do mundo " acrescentou Thomas.
O estudo internacional foi iniciado por organizadores do Bingham Cup Sydney 2014 - a copa do mundo de rúgbi gay, que será realizada entre os dias 24 e 31 de agosto deste ano - e vai se concentrar principalmente no Reino Unido, Irlanda, Austrália, Canadá, EUA e Nova Zelândia, mas pessoas de qualquer país pode participar, independentemente de sua sexualidade.
Para mais detalhes e para participar da pesquisa, visite outonthefields.com.
Veja o vídeo com o jogador australiano de rugby, David Pocock, sobre o que ele acha deste estudo inovador:
A Redação