As impressionantes esculturas realistas do australiano radicado em Londres, Ron Mueck, finalmente chegam ao Brasil, após temporada no Fundación PROA, em Buenos Aires. A exposição ficará em cartaz no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro do dia 20 de março ao dia 1 de junho.
Os detalhes de suas obras mostram o afinco do artista e a preocupação em apresentar as figuras humanas com perfeição. Por vezes a grandiosidade das peças nos faz fugir da realidade, já as que se apresentam em escala normal nos surpreendem por seu realismo.
Juntamente com a exposição será apresentado o filme Still Life: Ron Mueck at Work (Natureza morta: Ron Mueck trabalhando), sobre a criação do artista, realizado por Gautier Deblonde para a mostra em Paris. O filme mostra-o em ação, confeccionando suas obras, um trabalho solitário, mas de extrema sensibilidade.
Mueck, que vive em Londres, traz suas obras pela primeira vez à América do Sul. Buenos Aires e Rio de Janeiro são as cidades privilegiadas e escolhidas para exporem seu trabalho.
A exposição “Still Life” apresenta sete peças do artista, sendo quatro delas do acervo de Mueck e as três novas esculturas que foram exibidas inicialmente em Paris: dois adolescentes na rua, uma mãe com seu bebê e um casal de idosos na praia. Não perca.
Por: Eduardo Moraes
Eduardo Moraes é jornalista formado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) além de fotógrafo há 15 anos. Em seu curriculum estão o Jornal e Site Abalo, a Exposição O "T" da Questão e o Livro Avesso - Meu Lado Certo. Atualmente é editor-chefe do site www.EmNeon.com.br.